Convertêmos uma carrinha de transporte de $12,000 numa pequena casa sobre rodas. Eis como é viver nela a tempo inteiro e como o fizemos.

Convertemos uma carrinha de transporte em uma casa sobre rodas por $12,000. Vamos compartilhar como é viver nela a tempo inteiro e como fizemos isso.

• Michael Cassata e Sara Cokeley transformaram um ônibus em sua casa de longo prazo.
  • Desde a compra do ônibus, eles investiram aproximadamente $16.000 em sua renovação.
  • Viver na estrada pode ser desafiador, mas é algo que eles recomendam as pessoas tentarem, se puderem.

Este ensaio, contado por Michael Cassata e Sara Cokeley, é baseado em uma conversa com o casal que vive e viaja em seu ônibus adaptado. Foi editado para ser mais conciso e claro.

Deitados no deck do telhado de nosso ônibus adaptado.
Michael e Sara

Durante a pandemia, eu converti uma van com meu irmão. Eu amei a van e sabia que queria fazer isso novamente, mas desta vez com minha noiva Sara.

No momento, Sara e eu estávamos em processo de mudança de Orlando, Flórida, para o Noroeste do Pacífico e estávamos decidindo entre alugar um apartamento ou converter um ônibus.

Ambas as opções tinham um custo, mas gostamos da ideia de viver na estrada. Também gostamos da ideia de investir nosso dinheiro em algo que seríamos donos.

Adoro que podemos viajar e economizar em custos como hotéis agora que moramos em nosso ônibus. Podemos ir para a casa de nossos amigos, para o meio da floresta ou para qualquer lugar que quisermos e temos nossas coisas conosco. Temos água corrente e podemos tomar banho e cozinhar também. Parece que estamos acampando com luxo o tempo todo.

Como encontrar o ônibus adaptado certo

Enfrentamos alguns desafios ao converter nosso ônibus adaptado.
Michael e Sara

Quando começamos a procurar um ônibus para reformar, encontramos vários que pareciam promissores, mas nenhum deles era o certo para o que precisávamos.

Muitos deles tinham problemas mecânicos, por exemplo, e um ônibus que olhamos nem mesmo funcionava quando fomos vê-lo.

Lembro do dia em que finalmente encontramos nosso ônibus adaptado. Eram 2 da manhã e eu estava navegando pelo eBay quando encontrei um ônibus por $18.000 em Atlanta, Geórgia. Ele tinha 83.000 milhas rodadas, mas originalmente pertencia a um asilo de idosos e parecia bem conservado.

No começo, achei que esse ônibus estava fora do nosso orçamento, mas mesmo assim entrei em contato com eles. O pior que poderiam dizer era não.

Ofereci $12.000. Na manhã seguinte, eles aceitaram minha oferta, e Sara e eu pegamos um avião para Atlanta no dia seguinte. Então dirigimos de volta para casa e começamos a reformá-lo.

Como reformamos nosso ônibus

Desde a compra do nosso ônibus, investimos aproximadamente $16.000 em sua reforma. Felizmente, meu pai é carpinteiro e aprendi muitas habilidades com ele.

Nossa área de cozinha.
Michael e Sara

No entanto, enfrentamos alguns desafios e não sabíamos como fazer tudo.

Por exemplo, a estrutura de um ônibus é curva. Isso significa que tudo dentro do ônibus também precisa ter uma curva. Vivemos completamente off-grid e tivemos que aprender como trabalhar em torno da curva e instalar coisas como eletricidade.

Nosso chuveiro dentro do ônibus.
Michael e Sara

A eletricidade em nosso ônibus foi a coisa mais cara que instalamos. Custou quase $5.000, o que na verdade está na faixa mais baixa para eletricidade.

Para fornecer eletricidade em nosso ônibus, temos três painéis solares no telhado. Cada painel solar tem 200 watts. Isso nos permite usar nossa TV, nosso liquidificador ou qualquer outra coisa no ônibus.

A instalação da parte hidráulica foi simples para nós. Você pensaria que seria uma tarefa enorme, mas na verdade não foi. Queríamos um bom aquecedor de água e ele nos custou quase $500. É chamado de aquecedor de água sem tanque, e assim que a água atinge a tubulação, ela esquenta com propano. Nossa água usada é então armazenada sob o ônibus em um tanque de água cinza até que possamos descartá-la.

Também temos um banheiro portátil em nosso ônibus, que fica no chuveiro. O banheiro armazena tanto água limpa quanto água usada.

Com esse tipo de banheiro, é fácil desmontá-lo e depois se livrar dele em um posto de descarte.

Além disso, quando se trata de usar o banheiro, geralmente vamos ao Costco ou Walmart, que é onde fazemos compras de qualquer maneira.

Há desafios em viver na estrada

Existem desafios em viver dessa maneira, mas estou feliz. Quando você vive em uma van, ou no nosso caso, uma van de transporte, sempre há algo para consertar. No passado, nossa geladeira quebrou e o ar condicionado também quebrou uma vez.

Embora essas coisas sejam pequenas, acontecem constantemente, especialmente quanto mais você viaja. É importante economizar dinheiro caso algo dê errado, como quebras. Isso nunca é divertido e é melhor estar preparado para o pior.

Outro desafio que enfrentamos ao viver na estrada é ter um serviço de celular pouco confiável – muitos dos lugares para onde viajamos têm serviço de celular limitado. Fazemos muitas coisas que exigem uma conexão estável, como postar em nossas redes sociais, gerenciar a loja online de brincos da Sara, postar vídeos no YouTube e criar conteúdo gerado pelo usuário para empresas.

A entrada no ônibus com vistas da sala de jantar.
Sara e Michael

Normalmente, andamos de bicicleta até a cidade e procuramos um café ou parque com boa conexão wifi e recepção para fazer essas coisas.

Ganhamos menos dinheiro, mas somos mais felizes

Nós dois costumávamos trabalhar em empregos que odiávamos, mas ficamos por causa do dinheiro. Estávamos trabalhando na indústria de restaurantes da Disney World. Sara estava trabalhando em dois empregos que lhe permitiam ganhar $4.000 por mês e eu estava ganhando $3.200 por mês com o meu emprego.

Foi uma decisão muito difícil sair porque estávamos ganhando um bom dinheiro para a quantidade de horas que trabalhávamos por semana.

Agora, Sara trabalha em diferentes feiras de agricultores vendendo brincos, para as quais viajamos. Ela também vende seus brincos online. A quantidade de dinheiro que ela ganha depende de quantas feiras ela participa, da estação do ano e dos locais em que estamos.

Eu trabalho como DJ e ganho entre $600 e $900 para cada casamento em que atuo como DJ.

Embora agora ganhemos menos dinheiro, percebemos que preferimos aproveitar nossas vidas, mesmo que signifique ganhar menos. Agora, só queremos aproveitar o tempo que temos quando o temos.

Embora viver na estrada seja desafiador, é algo que eu recomendo às pessoas experimentarem se estiverem interessadas.

Se você tem uma casa divertida e única e gostaria de compartilhar sua história, envie um e-mail para Alyshia Hull em [email protected].