Mudei-me para Denver e me arrependi porque estava congelando, caro e difícil fazer amigos. Estou muito mais feliz agora morando na Espanha.

Sai de Denver gelado e descontente para ser bem-sucedido e feliz na ensolarada Espanha.

• Eric Michiels mudou de Atlanta para Denver em 2021.
  • Ele estava animado com mais oportunidades de estar em contato com a natureza, mas odiava o clima imprevisível em Denver.
  • Michiels então se mudou para a Espanha e achou mais fácil fazer amigos.

Este ensaio-autobiográfico é baseado em uma conversa com Eric Michiels, um ex-residente de Denver, Colorado, de 51 anos, sobre sua experiência morando em Denver. Foi editado por questões de tamanho e clareza.

Eu me mudei para Denver, Colorado em maio de 2021 vindo de Atlanta, Geórgia, por causa de uma decisão de trabalho. Tenho uma esposa e dois filhos na faixa dos 20 anos e todos nos mudamos juntos.

Eu estava animado em me mudar para um lugar com mais atividades ao ar livre e mais oportunidades de estar em contato com a natureza. Em Denver, você pode fazer trilhas, correr nas montanhas, praticar snowboard e mountain bike. Tínhamos altas expectativas em relação ao Colorado, e embora eu não possa negar que a paisagem do Colorado é realmente linda, acho que fui ingênuo e não pesquisei o suficiente.

O primeiro e maior problema que encontramos foi o clima

O clima é realmente imprevisível no Colorado. Pode estar super frio de manhã cedo, mas às 10h da manhã está extremamente quente.

Os invernos foram especialmente terríveis para nós. Lembro-me de ter sido informado pelo nosso condomínio que a temperatura cairia abaixo de -5 graus por três dias seguidos e que deveríamos estar preparados caso a energia elétrica acabasse.

Temos dois cachorros com 11 e 12 anos, e ter que passeá-los três vezes ao dia foi um problema – eles não queriam ficar do lado de fora.

Durante a nossa primeira nevasca, nosso cachorro estava no veterinário e eles nos fizeram esperar o dia todo para buscá-lo. Quando finalmente disseram para irmos, estava nevando muito. Eu tinha um Toyota Prius, e como Denver é extremamente inclinada, o carro não conseguia subir, estava escorregadio demais. Acabamos tendo que ligar para um amigo que tinha uma caminhonete, e até mesmo o veículo todo-terreno dele teve problemas para chegar ao veterinário.

Fazer amigos também foi um desafio em Colorado

Embora as pessoas em geral sejam amigáveis, é um lugar difícil para fazer amizades verdadeiras.

De todas as relações que tentei construir em Denver, ninguém pedia meu número de telefone ou me convidava para sair; sempre era eu que estava me comunicando para ver se poderíamos nos encontrar e conversar. Em Atlanta, eu consegui conhecer e conversar com pessoas que compartilhavam suas dificuldades e suas vidas comigo, tanto quanto eu compartilhava com eles.

Até mesmo frequentando igrejas, as pessoas em Denver pareciam menos envolvidas e não nos convidavam realmente para fazer parte de suas vidas. Lembro-me de depois que saí de uma igreja que visitei, ninguém nunca falou comigo ou fez um acompanhamento. Depois de enviar um e-mail para o pastor perguntando sobre um grupo de estudos bíblicos para homens, entrei em contato com um cara que o comandava e nos encontramos para tomar café. Tivemos o que eu pensei ser uma ótima conversa, e ele disse que me convidaria para várias atividades do grupo de homens. Mas ele nunca o fez – nunca mais entrou em contato, e nem eu.

Tentamos convidar pessoas para nossa casa a cada três ou quatro semanas, mas as pessoas sempre estavam ocupadas ou cansadas. Embora eu acredite que as igrejas devam ser os lugares mais acolhedores para criar comunidade e amizades, também tentei participar de um grupo de caminhada, para ver se fazer parte de um grupo que fazia atividades semanais geraria relacionamentos mais profundos.

nos dois anos em que moramos em Denver, apenas quatro casais nos convidaram para suas casas, o que parecia uma proporção muito baixa. Em Atlanta, as pessoas praticam a hospitalidade Sulista – amizade e inclusão, nos convidando para churrascos ou eventos da igreja – e isso faz você se sentir muito mais bem-vindo.

O custo de vida é outro grande problema no Colorado

Denver é extremamente cara e tem um dos aluguéis médios mais altos dos EUA. Eu morava em Lakewood, que fica a cerca de 20 minutos de carro de Denver. Os preços dos imóveis são ridículos, e os aluguéis lá estão subindo mais rápido do que em outras cidades.

Muitas casas e apartamentos são antigos em Denver e devido à alta demanda por eles, parecia que ninguém se importava em renová-los. Alugamos um apartamento antigo com dois quartos e dois banheiros em uma área decente e o aluguel era de $2.300, mas em maio de 2023, o preço subiu para $2.800.

Outra forma pela qual percebi o custo de vida em Denver: durante o inverno, trabalhei como voluntário em um abrigo para pessoas sem-teto, onde elas podiam passar a noite em um lugar quente. Conversei com muitas pessoas sem-teto e descobri que muitas delas simplesmente perderam seus empregos ou lutavam financeiramente e não conseguiam pagar o aluguel ou economizar um depósito para se mudar para um lugar.

Nós nos mudamos para Malaga, Espanha

Estou na casa dos 50 anos e acho que os Estados Unidos é um lugar onde você vive para trabalhar, e eu não quero isso pelo resto da minha vida. Quero ter mais tempo livre e estar em um clima muito melhor.

Tivemos um consenso em nossa família de que devíamos nos mudar para outro país.

Mudar para a Espanha não foi fácil — vendemos todos os nossos móveis e nosso carro. Viajar com 10 malas entre nós e três animais de estimação definitivamente foi um desafio com a companhia aérea.

Consegui obter um Visto de Nômade Digital, que pode ser solicitado nos primeiros 90 dias após a chegada à Espanha.

A Espanha é um país muito mais relaxado e o dinheiro rende mais

Aqui, eu moro a sete minutos da praia e o clima é ótimo. É seco como no Colorado, mas sempre há uma brisa do oceano que torna o clima quente suportável.

Alugamos um apartamento de dois andares com quatro quartos e dois banheiros por $1.400. A internet custa cerca de $60 por mês. Algumas coisas são mais caras aqui, como carros e tecnologia, mas o cotidiano é muito mais barato.

Aqui, a saúde também é melhor. Pagamos $50 por mês cada um pelo seguro, o que nos dá acesso praticamente gratuito a cuidados de saúde e odontológicos. Isso é muito reconfortante.

No setor de tecnologia, durante o verão, muitas pessoas trabalham apenas seis horas por dia. Elas podem sair às 15h, estar com suas famílias e até mesmo aproveitar o tempo na praia ou na piscina. Elas compensam essas horas durante o outono, primavera e inverno trabalhando mais de 40 horas por semana no resto do ano.

As pessoas também levam as sestas a sério aqui — muitos negócios fecham às 13h e reabrem às 15h ou 16h. Eu tiro uma sesta todos os dias e me desconecto por pelo menos uma hora.

Na Espanha, as pessoas se envolvem mais profundamente

Outra coisa realmente ótima que notamos aqui é que, quando saímos para comer, ninguém está olhando para o celular. Todos estão envolvidos uns com os outros na mesa, aproveitando uma refeição juntos.

As pessoas se importam em saber sobre você — de onde você vem, como está se adaptando, sua família e sua situação. Nós falamos espanhol e inglês fluentemente, o que ajuda. Você pode bater na porta de um vizinho e pedir manteiga ou vinho, e isso acontece nos dois sentidos — eles vêm à sua porta pedindo ajuda, se precisarem.

Se você se mudou para outro país e deseja compartilhar sua história, envie um e-mail para Jenna Gyimesi em [email protected].