Mudei-me para Houston e me arrependi. Eu me destaquei no trabalho e foi impossível economizar.

Mudei-me para Houston e me arrependi. Brilhei no trabalho e não consegui economizar um centavo.

• Jules Rogers conseguiu um novo emprego em um jornal em Houston e saiu de Portland, Oregon, em 2018.
  • Ela estava ganhando 20% mais e morando em um apartamento mais espaçoso, mas outros custos aumentaram.
  • Ela e seu marido não conseguiram economizar e sentiram falta de partes da vida em Oregon, então eles voltaram.

No verão de 2018, eu estava ocupada comandando como chefe — forte. Eu estava na meia-idade e trabalhando como repórter em tempo integral para um jornal local em Portland, Oregon.

Mas eu estava insatisfeita. Eu ainda estava vivendo de salário em salário, e estava endividada. Meu aluguel subia a cada ano, mas meus salários não acompanhavam.

Senti que precisava de um impulso, e me mudar para uma cidade com um custo de vida mais baixo parecia fazer sentido.

Decidi me candidatar a um cargo de editor com salário mais alto em um jornal local em Houston. Meu agora marido, Marshall, e eu tínhamos familiares no Texas, então parecia uma ótima opção.

Consegui o emprego, e meu marido arranjou um novo emprego em vendas. Gostamos de muitas coisas sobre o Texas assim que chegamos lá, mas acabamos sentindo falta de Oregon e voltamos para Portland menos de dois anos depois.

Aqui está o motivo pelo qual me arrependi de deixar Oregon e como meu orçamento era diferente nos dois estados.

Vantagens e desvantagens de Houston

Jules e Marshall no Texas.
Cortesia de Jules Rogers

Mudar de emprego era comum para pessoas na faixa dos 20 anos na época, e nos mudar parecia um mal necessário por causa do aumento dos aluguéis em Portland. Aceitei um aumento de 20%, e nos mudamos para o subúrbio noroeste de Houston, chamado Spring.

Havia diferenças imediatas: eu me destacava por usar calças e tênis no escritório ao invés de vestidos floridos como meus colegas. Outras mulheres tinham ondas lindas, dignas de um concurso de beleza, enquanto eu tinha um bob assimétrico.

Eu admirava o estilo das mulheres ao meu redor, mas sentia falta das roupas casuais e confortáveis para atividades ao ar livre que se vê na Costa Oeste.

Minhas coisas favoritas sobre Houston eram as estações de rádio — as estações de rap e country eram realmente boas. Eu também adorava a culinária tex-mex e churrasco, especialmente os tacos de brisket no café da manhã (aveia e açaí bowls são preferidos comuns no café da manhã em Portland).

No final das contas, a qualidade de vida simplesmente não era a mesma

Em Oregon, uma viagem para a costa pode ser um passeio de um dia. Em Houston, ir para Galveston, que fica a cerca de 80 quilômetros de distância, não valia a pena a menos que ficássemos lá durante um fim de semana. Eu não podia pagar para esquiar nas montanhas de Oregon, mas pelo menos podia visitar e fazer caminhadas na neve lá. Não há montanhas como essas no Texas.

Visitávamos o arboreto e os jardins da cidade de Houston no nosso tempo livre, mas eles eram pavimentados, cheios de gente e quentes. Mesmo no coração de Portland, os caminhantes podem se perder sozinhos em florestas lamacentas.

Meu percurso diário em Houston, que poderia levar de uma a três horas por dia, dependendo da minha agenda, me deixava exausta. Eu pensei que estava escolhendo uma localização central quando escolhi nosso apartamento, mas a escala de Houston era maior do que eu esperava.

A moradia é mais cara em Portland

Quando estava planejando a mudança, mantive meu orçamento com moradia entre $1.100 e $1.200 para um apartamento de um quarto para combater o aumento gradual do estilo de vida e economizar mais dinheiro.

Em Portland, nosso aluguel estava ficando mais próximo de $1.400 para apartamentos menores e menores, mas encontrei um lugar em Houston na faixa mais barata do meu orçamento que oferecia mais espaço, uma piscina de água salgada, uma academia e estacionamento fechado. Em Portland, eu só tinha estacionamento na rua, e os apartamentos com garagem cobravam entre $100 e $200 por mês por uma vaga.

Mas quando cheguei em Spring, descobri que ao lado do meu complexo de apartamentos com 300 unidades, havia uma propriedade rural com vários cavalos (fedorentos). E do outro lado da rua havia um depósito da FedEx, completo com caminhões de 18 rodas.

Explorei o mercado imobiliário de Houston e fui tentado por casas lindas e enormes, com luxos que não são comuns no Oregon, como suítes para hóspedes e lavanderias grandes. Mas quando você compra uma casa, você também compra o bairro, e ainda não pude me comprometer com isso.

Meu orçamento de transporte aumentou

Meu orçamento de transporte aumentou em Houston. Acho que vi apenas um ônibus da cidade durante todo o tempo que estive lá — e se você quer fazer um passeio de bicicleta, precisa dirigir sua bicicleta para algum lugar primeiro.

Não existem estradas com pedágios no Oregon, e é conhecido por ser amigável com meios de transporte alternativos, como scooters, bicicletas e caminhadas. No Texas, os pedágios me custaram entre US$ 80 e US$ 120 por mês. A gasolina era mais barata do que no Oregon, mas eu precisava abastecer o carro três vezes por mês em vez de uma.

Também tivemos que comprar um segundo veículo para podermos ambos ir trabalhar em Houston. Em Portland, compartilhávamos um carro e duas bicicletas, que frequentemente usávamos para ir ao trabalho.

Em Houston, quando procurávamos alguma coisa para fazer, podíamos escolher entre comprar ingressos para coisas como rodeios ou museus, comer em restaurantes de franquias ou de cinco estrelas e fazer compras. O Oregon tem menos opções de compra, mas é muito mais adequado para atividades ao ar livre divertidas e acessíveis.

Embora minha renda tenha aumentado com a mudança, gastei mais

Jules e Marshall de volta a Portland.
Cortesia de Jules Rogers

Meu salário mais alto foi gasto em um segundo carro, gasolina, pedágios, um seguro de carro mais caro cobertura de colisão, almoços de trabalho, happy hours e networking.

Tentei me convencer de que só precisava dar uma chance, me estabelecer e me acostumar com Houston, mas eu sentia falta das árvores, do ar, das montanhas, do oceano, das vibrações e da cultura do Noroeste Pacífico.

No final, deixei meu emprego em Houston menos de dois anos depois de ter chegado lá. Aumentei meu negócio de redação freelancer e voltamos para Portland.

Depois de alugarmos um estúdio por um tempo, meu marido e eu compramos uma casa geminada, graças às baixas taxas de juros disponíveis no início de 2022. Agora estamos muito mais felizes em casa.