Tenho 25 anos e moro em um veleiro de 30 pés no sul da Califórnia. É muito mais fácil do que eu pensava e custa $820 por mês.

Tenho 25 anos, moro em um veleiro de 30 pés no sul da Califórnia e custa $820 por mês.

• Mikaella Taylor, 25, e seu noivo se mudaram para o veleiro de 30 pés há um ano.
  • Taylor adora estar perto da natureza, viver um estilo de vida mais minimalista e economizar no aluguel.
  • É muito mais fácil do que ela pensava e ela planeja continuar morando lá por anos.

Este ensaio baseado em uma conversa com Mikaella Taylor, 25, proprietária de um pequeno negócio, que se mudou para um veleiro de 30 pés com seu noivo há um ano. A conversa foi editada por questões de comprimento e clareza.

Meu noivo, Brandt, comprou nosso veleiro de 30 pés há seis anos com o objetivo de morar nele. Isso foi antes de eu conhecê-lo. Ele pagou $9.000 pelo barco.

Brandt estudou composição de músicas na faculdade e não sabia muito sobre navegação. Mas por impulso, ele fez uma viagem de veleiro pelas ilhas Grenadinas. Ele se apaixonou por isso. Ele sempre quis fazer uma vida sobre rodas, ou converter um trailer, e quando percebeu que poderia fazer a mesma coisa em um barco, ele quis tornar isso realidade.

No ano passado, chegamos ao ponto do nosso relacionamento em que estávamos prestes a ficar noivos e o contrato de aluguel do apartamento dele estava acabando. Eu estava pronta para sair de onde eu estava. Ambos estávamos procurando um lugar para morar juntos.

Então, passamos pelo processo de obter uma permissão de habitação para o barco, que requer uma inspeção do mestre do porto. Ele vem inspecionar o barco para garantir a segurança, para garantir que vamos manter o marina limpo e que podemos mover o barco se necessário.

Foi um processo tão rápido e fácil. Estávamos nervosos. Era uma daquelas coisas que esperávamos que fosse muito mais difícil do que foi. Acabou sendo fácil. Tivemos muita sorte.

Mikaella e Brandt em seu barco.

Nossa despesa mensal com moradia é uma taxa de ancoragem de $820 que dividimos

Eu sempre digo que temos a propriedade à beira-mar mais barata por aí. Pagamos $820 pela taxa de ancoragem, que inclui água, WiFi e eletricidade – tudo o que precisamos.

Eu morava em casa antes de nos mudarmos para o barco e Brandt estava em um apartamento. Ele dividia o espaço com alguém e sua parte do aluguel era em torno de $1.100 por mês.

Quando falo sobre isso, sempre tento enfatizar que não estávamos apenas nos mudando para o barco por causa do preço.

Nós queríamos morar no barco de qualquer jeito. E, na verdade, estávamos preparados para arrumar outro emprego se isso significasse que morar no barco seria mais caro.

Quando descobrimos que também íamos economizar muito dinheiro fazendo isso, achamos que seria bobagem não fazê-lo.

Foi muito mais fácil do que eu imaginava

Lembro-me de quando conheci Brandt, ele me disse: “Comprei este barco para morar nele.” Eu fiquei tipo: “Você pode fazer isso? Parece tão desafiador e louco. Não consigo imaginar todas as adaptações que você teria que fazer no seu estilo de vida.”

A coisa mais surpreendente é como tem sido fácil – e realmente não tivemos que fazer muitas adaptações.

O interior do barco.
Cortesia de Mikaella Taylor

Temos um clima bom aqui.

As pessoas estão sempre preocupadas conosco quando está chovendo – mas a chuva no barco realmente não é um desafio. É um pouco desconfortável porque tudo fica molhado, mas além disso, gostamos muito de estar dentro do barco quando está chovendo.

É como estar no carro quando chove. Você ouve o som da chuva batendo no topo do barco. Nós apenas colocamos um bom filme e fazemos waffles e é perfeitamente agradável.

Vivemos em espaços apertados, então limitamos as coisas que temos

Uma maneira pela qual tivemos que ajustar nosso estilo de vida foi condensar nossos pertences, porque vivemos em um espaço de 30 pés com nós dois.

Antes disso, estávamos morando em casas completas. Então tivemos que realmente definir as coisas que precisamos, as coisas que queremos manter conosco no barco e como podemos guardá-las de forma a economizar espaço.

Também precisamos estar atentos ao movimento do barco. Temos que considerar o que vai quebrar. Não podemos ter vidro.

Percebi que não precisava de tantas coisas como pensava que precisava. Ter menos coisas me trouxe muita paz, saber onde as coisas estão e ter um inventário mental de tudo o que possuo. Gosto de colecionar bugigangas, mas foi bom para mim perceber que não preciso de tudo isso para ser feliz – e acho que na verdade sou mais feliz e mais em paz com menos coisas.

O casal com equipamento de snorkel.
Cortesia de Mikaella Taylor

Muitas pessoas nos disseram que iríamos ficar cansados um do outro. Eles nos perguntaram o que faríamos se não quiséssemos estar perto um do outro. Disseram que sempre estaríamos no espaço um do outro.

Mas, felizmente, meu noivo e eu gostamos muito um do outro. Depois de um ano, ainda gostamos muito de estar perto um do outro.

Isso nos aproximou da natureza e nos tornou mais apaixonados pela sustentabilidade

Sempre fui apaixonado por sustentabilidade, o que também é um motivo pelo qual eu realmente gostei desse estilo de vida. Parece uma forma muito sustentável de viver.

Nos sentimos tão próximos da natureza que isso nos torna mais conscientes de nosso impacto sobre ela.

Depois de muita chuva, geralmente há tanto lixo flutuando na água – isso afeta nosso lar. Obviamente, acho que encarar isso me torna muito mais consciente do desperdício que estou criando, mais do que pessoas que não estão perto disso e não precisam enfrentá-lo com tanta frequência.

Também sempre fui apaixonado por moda. Estava trabalhando no design da minha própria linha de camisetas e comecei a aprender sobre os terríveis impactos que algumas formas de moda – como a moda rápida – têm sobre o meio ambiente.

O casal em seu barco.
Lexi Johnson para Mikaella Taylor

Então comecei a me interessar por moda vintage e percebi que já temos mais do que o suficiente. Se pudermos trabalhar com o que temos para criar peças realmente legais, únicas e exclusivas, acho que isso é ainda mais especial do que contribuir para esse impacto que estamos causando ao ambiente, criando em grandes quantidades tão rapidamente e enviando diretamente. Por isso, decidi fazer disso o meu trabalho.

As partes difíceis parecem uma aventura

Alguns desafios climáticos têm sido difíceis, porém. O vento é realmente desconfortável porque o barco balança muito.

Uma vez, percebemos que uma das nossas cordas que nos prende ao cais havia sido cortada muito fina, mas pensamos: “Ah, está tudo bem”.

Então, no meio da noite, em uma ocasião, estava ventando muito e aquela corda se rompeu e nos empurrou para o outro lado do cais. Estávamos lá fora, no meio da noite, no vento e na chuva, tentando amarrá-la.

Publiquei um vídeo disso no TikTok, e alguém que também mora em um barco disse que uma das principais lições que aprendi é consertar quando você pode, e não quando é obrigado.

Pensei que ficaria desconfortável o tempo todo.

Mas os desafios são realmente divertidos. Por mais que levantar no meio da noite no vento e na chuva para amarrar o barco não seja o gosto de todos, para nós é como uma aventura. É muito divertido.

Antes, eu teria pensado: “Bem, não sei se serei capaz de fazer isso. Talvez eu não seja adequado para esse estilo de vida em que terei que ficar no vento e na chuva amarrando uma corda no barco”.

Mas quando você é colocado em uma posição em que precisa fazer isso e depois pensa: “Ah, fiz isso e na verdade não foi tão terrível. Foi até divertido”. Isso também tem sido uma experiência de aprendizado muito boa para mim.